Projeto Omodé — O atabaque na minha vida — Websérie

O projeto visa a disseminação da cultura e arte percussiva afro-brasileira, como meio de suporte social frente às desigualdades estruturais, de saúde pública, segurança pública e sistema educacional público, entre os jovens moradores da periferia da Zona Sul de São Paulo, através da difusão, formação, conscientização e fomento da música percussiva do atabaque, ganzá e agogô.

A proposta de criar uma websérie vem de encontro com o formato cada vez mais difundido pelos meios de comunicação. Ao invés de optar por um documentário de longa metragem, passa a existir a preferência em dividir a obra em 6 partes apresentando cada uma através de um personagem como fio condutor, por um roteiro pré estabelecido e um conceito de união dessas partes.

O atabaque na minha vida – Episódio 1 – Atabaque

Conteúdo histórico e representativo sobre o instrumento e seu papel na música e sociedade. Com a participação do historiador Rafael Galante, do artesão Celso Baptista e seu filho Thiago Baptista, além de Ricardo Bauer, Yvison Pessoa entre outros.

O atabaque na minha vida – Episódio 2 – Vitor

Carrega o perfil de jovem da periferia de São Paulo inserido em diversos contextos sociais. Com participação de Thiago Vinicius da Agência Solano Trindade, Thais Santos psicóloga, Diego Elias coordenador do CIEJA Campo Limpo entre outras pessoas convidadas.

O atabaque na minha vida – Episódio 3 – Diana

Uma história de vitórias diante de preconceitos sofridos na adolescência e hoje é uma das maiores inspirações a quem está começando no toque do atabaque. Com participação de Cris Blue e Hebe Valle do Ilú Obá de Min, Kamilla Alcantara percussionista, Alexandre Buda alagbe entre outros.

O atabaque na minha vida – Episódio 4 – Wellington

Foi adotado com mais 3 irmãos de uma só vez no estado de Minas Gerais, hoje mora em São Paulo com os pais adotivos e toca há aproximadamente 5 anos.

O atabaque na minha vida – Episódio 5 – João Vitor

Com foco na importância da educação o episódio traz a singela história do garoto e as pessoas que o rodeiam neste cenário periférico cheio de desafios. Participação especial de Leci Brandão sambista e Deputada Estadual.

O atabaque na minha vida – Episódio 6 – Mães

Uma visão familiar através das mães com reflexões sobre a evolução de seus filhos, abandono paternal e falta de políticas públicas voltadas aos jovens. Com participações especiais de Leci Brandão sambista e deputada estadual, Priscila Obaci, fundadora da Capulanas Cia de Arte Negra e Manuela Rocha especialista em história da África.

FICHA TÉCNICA

Roteiro de montagem: Jéssica Martins e Nego Júnior
Direção, fotografia, montagem e edição: Nego Júnior
Assistente de captação: Jéssica martins e Ana Carolina
Vozes da abertura e fechamento: Dona Araci e Seu Zé Roberto
Trilhas sonoras: African Drums (Sting) de Twin Musicom e Island Coconuts de Aaron Kenny
Produção: Saravei! Produções

Share this project