A-luz-cinante — Samba rock

Registro documental em bailes, shows e eventos de samba rock no estado de São Paulo. “A-luz-cinante” é um olhar fantasioso sobre as pistas, casais, trios e multidões conduzidas pelo estilo, pelo movimento, pela cultura.

A técnica da luz nas imagens reflete parte dessa inventividade do artista ao assistir esses giros e rodopios de uma cultura aglutinadora de origens negras, tanto o samba, quanto o rock, são oriundos da musicalidade e expressão corporal africana, que após diversas mutações se consolida como cultura samba rock e segue sua jornada influenciando outras eclosões artísticas e culturais.

Além disso o artista funde ambientes e exteriorizações ao conectar elementos das pistas nos bailes de samba rock às giras, xirês nos terreiros das religiões de matriz africana. Nesse contexto a frase do poeta periférico Lews Barbosa se faz presente e marcante:

— Todo baile black tem um pouco de terreiro.

Nego Júnior é fundador do coletivo Samba Rock Na Veia e um dos protagonistas a dar início ao processo de registro do samba rock como patrimônio cultural imaterial da cidade de São Paulo.