Gabriel Xavier — UNICEF Brasil

Todo dia Gabriel chega sorrindo à escola

Gabriel Xavier, 11 anos, está animado com o retorno às aulas presenciais na EMEF Jornalista Millôr Fernandes, em São Paulo, que tem buscado ativamente seus alunos

Gabriel Dias Xavier tem 11 anos e está no sétimo ano do ensino fundamental da EMEF Jornalista Millôr Fernandes, localizada no Parque Regina, Zona Sul da cidade de São Paulo. Ele é um dos mais de 830 estudantes do 1º ao 9º ano que frequentam a instituição, que está a todo vapor com a retomada das aulas presenciais.

É impossível não notar a animação de Gabriel ao chegar à escola. Ele, que possui paralisia cerebral, decorrida de uma anoxia durante o parto, usa a comunicação alternativa para se expressar. Quando perguntado sobre o retorno presencial às aulas, demonstra euforia batendo palmas e apontando para o emblema da escola na camiseta do uniforme. Na escola e nas horas livres, ele adora as atividades com bola e, em casa, gosta de assistir à TV, principalmente vídeos de música e de animadores de festa. “Apesar de não ser a mesma coisa e de ter sido difícil a adaptação no início da pandemia, o remoto até que funcionou bem, mas depois ficou cansativo. Gabriel estava com muita saudade da escola. Quando ele voltou, no primeiro dia, eu já percebi que ele ficou feliz. Fez muito bem para ele voltar”, afirma Maria José de Lima Dias, mãe de Gabriel.

Artigo na íntegra: unicef.org/brazil/historias/todo-dia-gabriel-chega-sorrindo-a-escola